02 maio 2016

Moda, consumismo e um pouco mais!

Oi pessoal, tudo bem? Hoje eu quero conversar com vocês sobre, moda, compras, as fast fashion e tudo mais, vocês devem ter notado o tanto de coleções que são lançadas semanalmente, normalmente a troca de coleções são feitas a cada 15 dias, e não mais 4 coleções por ano como costumava ser, e aí já pararam para pensar nisto e como tudo isso acontece?!


Bom eu costumo pensar muito sobre tudo, avaliar todo o processo desde a criação e como tudo isso nos afeta a um longo prazo, essa conversa pode ir para várias direções diferentes, não sei que rumo este texto vai tomar, mas espero passar um pouco para vocês os meus pensamentos.
Com o consumo desenfreado e constante, no mundo da moda, as vezes penso o quão chato ficou tudo isso, são muitas pessoas comprando de tudo que ao mesmo tempo não significa nada, vocês me entendem?
Tendências não são mais tendências, nada mais é criado, tudo não passa de uma "releitura" do passado, o que na grande maioria das vezes é sem graça, basta você montar um closet com peças marcantes de anos atrás até os anos 90 e você terá looks para muitos anos ainda, e são os looks digamos must have.


Agora, você já reparou como as suas peças nunca duram, mesmo tomando vários cuidados no uso, lavagem, e tudo mais, pois é, as peças antigas tem uma qualidade incrível, um exemplo clássico são as peças em jeans, a diferença de qualidade de uma calça jeans antiga com uma que encontramos nas lojas atualmente é gritante. Eu já trabalhei em uma empresa que confeccionava peças em jeans, para diversas marcas de diferentes níveis, o processo mudava, tinha que se ter mais cuidado, mas nada gritante, o que diferenciava mesmo era a qualidade de tecido, linha, e aviamentos que eram usados.


As peças normalmente não são confeccionadas para durarem muito, afinal após alguns dias temos coleções novas nas lojas para serem compradas não é mesmo!
Agora me diga cara leitora, você já pensou como aquela peça maravilhosa custa tão barato?
Pois é, eu a algum tempo atrás não pensava nisso, mas é uma série de coisas, como uma mão de obra que não é valorizada, o descarte de tecidos que não é feito corretamente, tecido baratos, maquinas e equipamentos que não possuem segurança nenhuma, vendedoras que trabalham por muitas horas e por um salário medíocre, é uma série de coisas que poderíamos ficar listando aqui por várias horas.
Então o ponto é, nós consumidores somos a chave deste ciclo, no momento da compra de um passo atrás, pense e reveja tudo o que teve que ser feito para que aquela peça fosse tão barata, e se realmente compensa você comprar sabendo que 1 ou 2 meses depois a mesma estará no lixo.

Acho que vou acabar por aqui, mas tem assunto ainda, me diga se gostam deste papo mais cabeça e sempre que eu puder eu venho conversar mais sobre isso com vocês, um grande beijo, fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gostou do post? Escreva aqui sua opinião o duvida terei o maio prazer de te responder!!! Beijos....

© Paula Ribeiro - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo